Experience Infinity

Caminhada Histórica Porto Seguro

Porto Seguro - BA

2020-04-29

RENATA TARDIN​

Anfitrião: Olá, sou Renata Tardin, amante do ciclo turismo desde 1994. Apesar de já ter participado de algumas competições, como três edições do Brasil Ride na Costa do Descobrimento, me considero ciclista amadora. Comemorei meus 50 anos fazendo o caminho francês de Santiago de Compostela de Bike. Já pedalei também na Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, Croácia, Itália, Portugal e Suíça; além de vários destinos incríveis no Brasil. Sou bacharel em turismo e empresaria em Porto Seguro.
Tenho enorme prazer em mostrar a região que escolhi para viver de forma sustentável, além de possibilitar um contato muito especial com a natureza.

Agende já esta incrível experiência!

Entre em contato comigo pelo WhatsApp.

Rápida introdução

Caminhada pela parte histórica da cidade passando pela Passarela do Álcool, visita a Cidade Histórica com parada no Farol para um piquenique. Visita ao Corredor Cultural Pacatá e seguimos até Tarifa, onde se encontra o Mercado dos Peixes.

Destaques

Casario Passarela do Álcool / Cidade Histórica / Corredor Ambiental / Cultural Pacatá/ Mercado do Peixe.

Itens Inclusos:

Seguro individual, Lanche de trilha, Água, Isotônico, Anfitrião especializado, Alongamento antes e depois da experiência.

Duração:

4 horas / 6 KM.( ruas,escadarias,e calçadas pavimentadas)

Dificuldade(1 a 5):

2 Leve

Participantes:

Mínimo:1 \ Máximo:6

Ponto de encontro:

Hotel Estalagem Porto Seguro - Rua Marechal Deodoro, 66 - Pacatá.

Datas disponíveis:

Qualquer dia com antecedência de 24 horas.

Idiomas:

Português, inglês e espanhol.

Depende do clima/tempo:

Não.

Dicas e Orientações:

Use roupas leves e confortáveis; protetor solar, tênis e repelente; Leve documentos e demais itens de uso pessoal em uma mochila;Dinheiro opcional para as paradas

Restrições:

Idade Mínima:15 anos

Descrição da experiência

Encontro às 08:00 horas na Praça dos Pataxós junto a Balsa na foz do Rio Buranhém para alongamento e apresentação do roteiro. Seguimos pelo calçadão da Passarela do Álcool conhecendo o casario com tipologia colonial e apreciando a bela formação de arenito que separa o rio do mar e fez da cidade um porto seguro. Na Praça das Pitangueiras, junto à Cruz que celebra a Primeira Missa, após parada para hidratação, subiremos os 250 degraus para chegarmos a Cidade Histórica.
Foi lá, que os portugueses se instalaram assim que chegaram ao país com o primeiro donatário, Pero Campos Tourinho, em 1535. Como chamam os nativos, a Cidade Alta, é considerada um Monumento Nacional desde 1973. Localizada na parte alta da cidade, ela reúne construções antigas que fazem parte da memória do Brasil. Desde a entrada os visitantes podem retornar ao passado admirando toda a beleza e a história local. Continuando o passeio chega-se ao Marco do Descobrimento, talhado em mármore com a Cruz de Cristo gravada de um lado e as Armas de Portugal do outro, foi trazido por Gonçalo Coelho no início do século XVI para demonstrar que as terras brasileiras já tinham donos. No Paço Municipal, centro da Cidade Histórica, construído em 1772, funcionava o gabinete do intendente. O prédio, hoje, abriga um moderno museu. A Igreja Nossa Senhora da Pena, Santa padroeira da cidade, foi construída em 1535 por Pero do Campo Tourinho, primeiro donatário da antiga capitania hereditária de Porto Seguro. Nela, também na Cidade Histórica, encontrase a imagem mais antiga do Brasil de São Francisco de Assis feito em barro cozido, vinda à expedição de Gonçalo Coelho em 1503. Junto às ruínas do primeiro colégio dos jesuítas do país está a Igreja Nossa Senhora do Rosário, de 1549/1551, sendo São Benedito o padroeiro. Diante de toda a riqueza histórica, paramos no Farol para nosso piquenique com vista da Orla Norte e cidade baixa de Porto Seguro e conhecer um pouco mais da cultura local através de apresentações de capoeira e do artesanato da região.

Após a visitação da cidade Histórica seguiremos pela Ladeira do Guaiamum rumo ao Corredor Cultural Pacatá que margeia o Rio Buranhém com seu casario colonial do início do século XVIII. Seguimos pela Praça da Casa da Lenha onde se encontra o Mercado de Peixes – Tarifa.

Terminaremos nosso roteiro na Praça dos Pataxós com alongamento e hidratação.